Atenção:

  • Os gráficos aqui publicados são da minha autoria, porém, muitos deles são baseados em imagens que encontro em blogs ou sites. Se sabes quem é o autor dum desenho, por favor envie-me o email da pessoa em causa para que possa contacta-lo.
  • Não publiques ou distribuas os gráficos, para partilhar indica o endereço deste blog, assim estará a divulgar o meu trabalho e os teus amigos terão acesso não só a parte, mas a todos os meus gráficos.
  • Não uses estes esquemas para fins comerciais, são feitos a pensar em ofertas ou pelo prazer de bordar, não faças lucro às custas do trabalho e boa vontade dos outros.
  • A única forma de saber que estão a gostar e que devo continuar este projecto é ter retorno vosso. Agradeço que me enviem fotos dos vossos trabalhos (que terei gosto em publicar com a devida referência), comentem as mensagens, ou que sejam seguidores do blog.

Dia Mundial do Origami

Olá!

Mais do que um simples papel dobrado, o origami é um símbolo de paz, utilizado há séculos em cerimónias e festivais japoneses. Uma menina de 12 anos de seu nome Sadako Sasaki, vítima da bomba atómica da Segunda Guerra Mundial, tornou o origami de um grou um símbolo de paz mundial.

Sadako fez 646 grous (tsurus) antes de morrer, na esperança de pedir um desejo de cura, segundo a lenda que diz que quem faz 1000 mil tsurus em origami tem direito a um desejo concedido pelos deuses. Os seus amigos fizeram mais 354 para completar os 1000 tsurus.

O dia 11 de novembro foi escolhido pela Nippon Origami Association para a celebração do origami por o encararem como um dia adequado para a paz e para a esperança mundial.

(fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-origami/)