2017-02-17

Linho, lugana, quadrilé: o que é o quê?!

Olá!

Várias pessoas têm dúvidas sobre os tecidos que se usam para bordar ponto de cruz - é sobre esses que vou falar nestes dias.

Normalmente para bordar ponto de cruz são usados 3 tipos diferentes de tecidos:

- quadrilé (ou etamine ou Aida)
- lugana (ou evenwave ou unifio)
- linho (ou estopa ou telagarça de linho)

conforme a foto ao lado:
(descrevo as fotos sempre da esquerda para a direita, pelo tecido de cima até baixo).


A distinção entre o linho e os outros tecido é obvia: o quadrilé e lugana são feitos de algodão e a textura e toque são completamente diferentes do linho.
A lugana distingue-se do quadrilé pela trama, enquanto que no quadrilé os quadradinhos são formados por linhas e colunas de vários fios, na lugana a trama é tecida fio a fio (daí também se chamar unifio). Reparem nas pontas da foto, como ficam diferentes dum tecido para o outro.


Quanto ao tamanho (ou espaçamento entre cada buraquinho), os mais comuns para o quadrilé são: count 12, 14 e 16. Na lugana e linho duplicam os valores pela trama ser de apenas um fio: existem em count 22, 24, 28, 32 e 36. Como a trama é mais fina, costuma-se bordar o linho e lugana de dois em dois espaços (por exemplo, o count 28 em linho corresponde a count 14 em quadrilé).

E o que é isso do «count»? - É o numero de buraquinhos existentes por polegada. Traduzindo para centimetros, o count 14 (o mais usado em quadrilé) corresponde a 5,5 quadrados por centimetro.

Existem umas réguas que podem usadas para fazer a contagem rápida de pontos, sendo assim facilitada a tarefa de marcar o tecido, ou medir o tecido a usar para um trabalho.

Podem comprar uma, ou imprimir ESTAS, tendo atenção de não reduzir ou ajustar a página. Verifiquem antes de usar, pois a vossa impressora pode alterar a impressão.

Para a próxima, falarei um pouco mais sobre cada um deste tecidos.
Se tiverem qualquer dúvida ou sugestão sobre este assunto, não hesitem em comentar!


2 comentários: