2019-07-30

Dia Mundial do Bordado

Exemplos bordados por amigas do grupo SALgadeira

O primeiro Dia Mundial do Bordado aconteceu no ano de 2011 por iniciativa do Täcklebo Broderiakademin (Academia de bordado de Täcklebo) em Vismarlöv, na Suécia. A Academia une artistas, educadores, curiosos e historiadores afim de promover o bordado como expressão artística e conscientizar sobre a tradição da técnica. 
A ideia de criar o dia mundial do bordado veio da vontade de unir pessoas de outros países com o mesmo interesse e celebrar a técnica como ato de criatividade. 
No manifesto que foi criado para a data, salienta-se como o bordado é reconhecido como uma importante ferramenta social para retratar injustiças vividas por diversos povos e também a importância da técnica desenvolvida ao longo de várias gerações. 
Em jeito de comemoração, hoje ofereço duas versões do gráfico desta pequena bordadeira, que podem usar para fazer uma peça original e que vos recorde que bordar FAZ BEM. Podem-se inspirar nos trabalhos realizados pelas SALgadas, mostro acima todos juntos e abaixo com pormenores de alguns trabalhos. Os nomes de cada bordadeira estão indicados nas fotos.













3 comentários: