Atenção:

  • Os gráficos aqui publicados são da minha autoria, porém, muitos deles são baseados em imagens que encontro em blogs ou sites. Se sabe quem é o autor dum desenho, por favor envie-me o email da pessoa em causa para que possa contacta-lo.
  • Não publique ou distribua por email os gráficos, para partilhar, indique o endereço deste blog, assim estará a divulgar o meu trabalho e o seu amigo terá acesso não só a um, mas a todos os gráficos.
    Não use estes esquemas para fins comerciais, são feitos a pensar em ofertas ou pelo prazer de bordar, não faça lucro com a boa vontade dos outros.
  • A única forma de saber que estão a gostar e que devo continuar este projecto é ter retorno vosso. Agradeço que me enviem fotos dos vossos trabalhos (que terei gosto em publicar com a devida referência), comentem as mensagens, ou que sejam seguidores do blog.

Linho, lugana, quadrilé: o que é o quê?!

Olá!

Várias pessoas têm dúvidas sobre os tecidos que se usam para bordar ponto de cruz - é sobre esses que vou falar nestes dias.

Normalmente para bordar ponto de cruz são usados 3 tipos diferentes de tecidos:

- quadrilé (ou etamine ou Aida)
- lugana (ou evenwave ou unifio)
- linho (ou estopa ou telagarça de linho)

conforme a foto ao lado:
(descrevo as fotos sempre da esquerda para a direita, pelo tecido de cima até baixo).


A distinção entre o linho e os outros tecido é obvia: o quadrilé e lugana são feitos de algodão e a textura e toque são completamente diferentes do linho.
A lugana distingue-se do quadrilé pela trama, enquanto que no quadrilé os quadradinhos são formados por linhas e colunas de vários fios, na lugana a trama é tecida fio a fio (daí também se chamar unifio). Reparem nas pontas da foto, como ficam diferentes dum tecido para o outro.


Quanto ao tamanho (ou espaçamento entre cada buraquinho), os mais comuns para o quadrilé são: count 12, 14 e 16. Na lugana e linho duplicam os valores pela trama ser de apenas um fio: existem em count 22, 24, 28, 32 e 36. Como a trama é mais fina, costuma-se bordar o linho e lugana de dois em dois espaços (por exemplo, o count 28 em linho corresponde a count 14 em quadrilé).

E o que é isso do «count»? - É o numero de buraquinhos existentes por polegada. Traduzindo para centimetros, o count 14 (o mais usado em quadrilé) corresponde a 5,5 quadrados por centimetro.

Existem umas réguas que podem usadas para fazer a contagem rápida de pontos, sendo assim facilitada a tarefa de marcar o tecido, ou medir o tecido a usar para um trabalho.

Podem comprar uma, ou imprimir ESTAS, tendo atenção de não reduzir ou ajustar a página. Verifiquem antes de usar, pois a vossa impressora pode alterar a impressão.

Para a próxima, falarei um pouco mais sobre cada um deste tecidos.
Se tiverem qualquer dúvida ou sugestão sobre este assunto, não hesitem em comentar!


Aqueles que passam...

Olá!

Espero que este blog sirva para deixar um pouco de mim espalhado em cada uma de vós.
Sei que quem por aqui passa me deixa muitos pedacinhos de carinho e ternura, força e energia positiva! 


Vaquinhas

Olá!

Este necessaire, ou bolsinha foi feito a 4 mãos (com a parceira do costume: a Madá) para presentear uma amiga muito especial e querida: a Xandra! Como ela adora o campo e animais da quinta, em especial as vaquinhas... e me tinha pedido um dia para fazer este gráfico, juntamos o útil ao agradável e em vez do gráfico oferecemos o produto final!

Se ela gostou? Claro que sim!!!! (ai dela...)



Galeria de trabalhos


 Olá!
Mais uma fornada de trabalhos lindos realizados por vós!
Não me canso de admirar os resultados, conseguem dar vida aos desenhos e acrescentar algo que no computador não se nota... deve ser o carinho e amor com que bordam cada peça que as torna tão ternurentas e especiais.